Atualizado por

Dicionário de Marketing

All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z | Submit a termo
There are currently 34 termo in this directory
AIDA
Essa sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação – que são as etapas do modelo de conversão. Tem como base o comportamento das pessoas na tomada de decisões e, por isso, é uma ferramenta eficaz para direcionar as ações do marketing de resultado.

Algoritmo
É uma sequência de instruções bem definidas que comanda o computador na realização de alguma função. Isso ocorre mecânica ou eletronicamente. Não é necessariamente um programa de computador, mas os passos para se realizar uma tarefa. Por exemplo, o Google usa um algoritmo para as buscas na internet e outro diferente para os anúncios no Google AdWords.

Analytics
É por meio da análise que se identifica os padrões significativos dos dados. No Marketing, esse trabalho foca nos relatórios de visitantes do site, PPC etc, checando as tendências e desenvolvendo ideias para tomada de decisões consistentes e não baseadas no achismo.

B2B
Business-to-business significa serviço ou comércio entre empresas. Nesse caso, o alvo não é o consumidor final.

B2C
Business-to-consumer significa serviço ou comércio entre uma empresa e o consumidor – de empresa para o cliente.

Backlink
Link posicionado estrategicamente e que conduz para uma página de destino. Existem basicamente três tipos de backlinks: de entrada (posicionados em páginas externas, fora do controle do administrador do site); de saída (posicionados em páginas internas e que levam para páginas externas); internos (posicionados em páginas internas e que levam para outra página interna).

Branding
é o conjunto de ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores.

Briefing
é o conjunto de informações, dados e instruções necessários para que uma tarefa seja executada. Dentro de uma agência de publicidade, por exemplo, é comum vermos a área de Atendimento, responsável pelo contato com os clientes, enviando briefings para a Criação, que irá desenvolver as peças gráficas da campanha.

Budget
na tradução, o termo significa orçamento. Budget da campanha, da área de marketing ou do cliente são algumas das aplicações que ele pode ter no dia a dia.

Case
é a descrição de um trabalho realizado nas áreas de relações públicas, propaganda, marketing e marketing digital, durante ou após a sua execução. É uma análise que inclui pontos positivos, ações feitas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações.

Conteúdo Dinâmico
É a estratégia de exibir mensagens personalizadas para cada tipo de visitante do site, com base nas informações que você já tem sobre eles.

Conversão
é a realização da ação desejada pela empresa por parte do usuário. Pode ser preencher um formulário, realizar uma compra, curtir uma página ou fazer um teste, por exemplo.
Submitted by: Tiago Miarelli

Deadline
é o prazo para entrega ou conclusão de determinada tarefa ou projeto.

Fee
trata-se de um valor fixo mensal, pré-negociado como pagamento do cliente à agência pelo fornecimento de um pacote mensal de serviços.

Follow-up
expressão em inglês que significa fazer o acompanhamento de um processo após a execução de uma etapa inicial.

KPI
o Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance) é usado para medir os resultados e o progresso com base nas metas determinadas. Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos finais do negócio, são métricas de controle.

Lead
Todo cliente em potencial do seu negócio. São as pessoas que entram em contato com a sua marca, em busca de mais conhecimento ou informações. Elas estão de olho no que você faz e querem saber mais. Apesar de não ter concretizado nenhuma compra, ainda, o Lead está disposto a lhe fornecer dados pessoais em troca de algum conteúdo relevante para ele.

Market Share
É o grau de participação de uma marca dentro de um mercado específico em termos de vendas de um produto ou serviço. Em outras palavras, é a fração de mercado que ela abocanhou.

Nutrição de Leads
É uma automação que permite manter um relacionamento ativo com clientes em potencial e pessoas interessadas em seus produtos, até que eles decidam efetuar uma compra. Por exemplo, caso você baixe um e-book sobre Marketing Digital, receberá automaticamente uma série de e-mails com conteúdos relacionados a este tema

Outbound Marketing
É uma estratégia direcionada e até mesmo invasiva de anunciar o que a empresa tem para oferecer para seus clientes. Para isso, usam anúncios na TV, outdoors, jornais, revistas e até mesmo o telemarketing, entre outros canais. Ou seja, é a empresa que vai até o cliente.

Pageviews
Total de visualizações das páginas de um site.

Palavra-chave
São palavras que resumem o tema que é abordado em uma página. Quando alguém faz uma pesquisa sobre determinado assunto, os buscadores mostram os resultados mais relevantes. A posição das páginas no ranking depende de vários fatores, inclusive, da qualidade da palavra-chave.

Persona
Representação do seu cliente ideal. Ao identificar sua persona, é possível saber o perfil do seu consumidor, buscando assim por assuntos do interesse dele, com uma linguagem específica.

Programa de Afiliados
Permite que pessoas divulguem produtos de terceiros em troca de uma comissão por cada venda realizada. Traz benefícios tanto para quem cria os produtos quanto para quem os divulga, pois, ambas as partes recebem dinheiro após a venda.

Prospect
É toda pessoa que entra em contato com sua marca em um determinado momento e por isso se transforma em um possível cliente.

Remarketing
É uma estratégia de marketing digital usada para atrair de volta o consumidor, depois que ele acessa um site e sai sem converter. Ou seja, ele desconecta antes de pedir alguma informação, fazer uma comprar ou realizar qualquer outro tipo de ação.

Segmentação
Segmentar significa separar a sua base de contatos ou perfis de acordo com um critério pré-definido. Por exemplo, segmentar uma lista por idade.

Target
expressão utilizada para se referir a um público alvo.

Taxa de Rejeição
É o percentual de usuários que acessa uma página e, em seguida, sae sem clicar em mais nada. Uma alta taxa de rejeição, geralmente, leva a baixas taxas de conversão.

Testes A/B
É a estratégia de testar diferentes abordagens para verificar qual delas tem um resultado melhor junto aos usuários e que converte mais em uma página.

Tráfego Orgânico
Não possui custo direto. Os usuários chegam até o seu site ou blog por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, ou quando ele clica em um link compartilhado por um amigo numa rede social.

Tráfego Pago
É uma estratégia de pagar, por meio de anúncios, para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa.

Viralizar
Termo que define as ações de marketing que se espalham muito rapidamente, geralmente na internet, e caem nas graças da população

Webinar
A palavra webinar é uma abreviação da expressão “web based seminar”, que quer dizer “seminário realizado pela internet”. Nada mais é do que uma videoconferência, na maioria das vezes – mas não necessariamente – transmitida ao vivo


Submit a termo